Apicultura Wiki
Advertisement
Apicultura Wiki

La presente lista enumera algunas de las primeras obras editadas sobre apicultura en Brasil:

1800[]

  1. Francisco Inacio Pereira Rubião. Colmea nuttiana, importada de França. Paris, Typ. de Guiraudet, 1835. 27 p. ilus. La obra es publicada en francia pero en idioma portugués.
  2. Joaquim Eustáquio de Azevedo Franco. (1841). A colmêa pyramidal; ou, Methodo natural simples de augmentar prodigiosamente os productos das abelhas, de as crestar annualmente sem as destruir no todo ou em parte; de vazer germinar os ovos dos enxames que pareceram, e de converter o mel em assucar branco. Rio de Janeiro, Typ. Americana, 1841. 85 p.
  3. Cândido de Jesus Branco. (1859). As abelhas, sua cultura, propagação e tratamento adaptado ao clima do Brasil seguido da preparação da cera e do fabrico das vélas. Rio de Janeiro, E & H. Laammert, 1859. X, 84 p.
  4. Paulo Salles. A cultura das abelhas, tratado prático e completo de apicultura, contendo regras e conselhos sobre os conhecimentos necessários a criação de abelhas, seu tratamento, aproveitamento do mel, e da cêra, etc. Rio de Janeiro, B. L. Garnier [18- ]. 192 p.
  5. José Cetano Tourinho. (1898). Apicultura; dá apicultura, suas vantagens e generalização. Bahia, Litho-typ. de J. Gonçalves Tourinho, 1898. 54 p.

1900[]

  1. Emil Schenk. (1911). O apicultor brasileiro; um guia para a apicultura do Brasil. Editorial: Porto Alegre O auctor [1911].
  2. João da Motta Prego. (1911). O padre Roque (apicultura). Editorial: Lisboa, Livraria clássica editora, A.M. Teixeira & Cta., 1911.
  3. Amaro van Emelen. (1915). A criaç̧ao das abelhas. Editorial: Sao Paulo; Conde Amadeu A. Barriellini, 1915.
  4. Amaro van Emelen. (1934). Cartilha do apicultor brasileiro; abelhas, mel e cera. Editorial: S. Paulo, Empreza editora da Chacaras e quintaes, 1934.
  5. Amaro van Emelen. (1918). Um caso de symbiose entre a Apis mellifera e uma melliponida indigena a jaty. En: Rev. Mus. Paulista. 1918. 10. 145-150.
  6. Pedro Luis Van Tol Filho. (1950). Criação racional de abelhas. [São Paulo] Ed. melhoramentos [1950]. 147 p. ilus.
  7. Paulo Nogueira Neto. (1962). O inicio da apicultura no Brasil. São Paulo, Secretaria da Agricultura, Diretoria de Publicidade Agrícola. 1962. 14 p.
  • Obra considerada modernísima e interesante, para acendados y labradores, fue el Manual prático da agricultura intertropical, cuya autoría es de S. V. Vigneron Jousselandiere, con una experiencia de 37 años de trabajo en Brasil. Contiene un volumen, segun los editores, nociones claras y precisas acerca del tamaño y manipulación de las tierras, corte de maderas, quemadas, horticultura, café, de chá, de tabaco, de plantas en general, árbores frutales, cría de danado y otros animales domésticos como las abejas.
  • Custódio de Oliveira Lima publica su libro titulado Guia do jardineiro, horticultor e lavrador brasileiro. Um verdadero "tratado acerca da cultura das flores, hortalizas, legumbres, frutas, cereales: la cría y tratamiento de las abejas, gusano de seda, animales y aves domésticas: virtudes y propriedades de las plantas, sus clasificaciones, usos y aplicaciones: calendario del jardinero y del horticultor etc.

Veáse también[]